Qualificação do projeto de Tese e Defesa da Tese de Doutorado

Qualificação do projeto de Tese de Doutorado

Conforme Art. 50 do regimento do PPGH, o (a) aluno (a) deverá requerer a realização do exame de qualificação no prazo máximo de 32 (trinta e dois) , após o ingresso no Programa.

Procedimentos para a Qualificação:

1. O (a) orientador (a) faz o contato com os professores convidados para a banca (composta, no mínimo, por um docente permanente do Programa e um membro externo ao PPGH, preferencialmente externo à UFSC), define data e horário compatíveis a todos e preenche o formulário de solicitação de banca, encaminhando ao PPGH com, no mínimo, 15 (dez) dias de antecedência.
  2. O (a) aluno (a) fica responsável por entregar cópia do trabalho aos membros da banca, com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias.
  3. A reserva da sala de aula para a qualificação fica a cargo do (a) aluno (a) ou orientador (a).
  4. O PPGH fornecerá os documentos da qualificação, que serão entregues ao (à) orientador (a).

OBS: O candidato ao título de Doutor deverá apresentar à Banca de Exame de Qualificação:
a) comprovante da apresentação de 2 (dois) trabalhos em eventos científicos, reconhecidos na área, ou publicação de um artigo científico relacionado ao tema em periódico científico, anais de evento ou capítulo de livro;
b) projeto de Doutorado (inicial ou modificado);
c) no mínimo, um capítulo da Tese;
d) “sumário comentado” do restante do trabalho, com ênfase principal no levantamento das fontes e planejamento estrutural da redação da Tese.

Defesa da Tese de Doutorado

O(a) aluno(a) deverá ir para a banca de defesa de doutorado em até 48 meses do início do seu curso no PPGA. Isso significa que a data da banca deverá estar dentro dos 48 meses.

Os candidatos devem ter concluído os créditos exigidos, apresentado o(s) exame(s) de proficiência requerido(s), ter feito estágio docência (caso bolsistas) e sido aprovados no exame de qualificação.

Procedimentos para a Defesa:

1. O (a) orientador (a) faz o contato com os professores convidados para a banca (no mínimo três membros examinadores titulares, sem contar o próprio orientador, sendo ao menos um deles externo à Universidade), define data e horário compatíveis a todos e preenche devidamente o formulário de solicitação de banca, encaminhando ao PPGH com, no mínimo, 45 (quinze) dias de antecedência.
  2. O (a) aluno (a)  fica responsável por entregar cópia do trabalho aos membros da banca.
  3. A reserva da sala de aula para a defesa fica a cargo do (a) aluno (a) ou orientador (a).
  4. O PPGH fornecerá os documentos da defesa, que serão entregues ao (à) orientador (a).
  5. Após a defesa, o (a) aluno (a) receberá declaração de defesa e ofício com orientação quanto à entrega da versão final e registro do diploma.