Qualificação do projeto de dissertação e Defesa da Dissertação de Mestrado

Qualificação do projeto de dissertação de Mestrado

Conforme Art. 50 do regimento do PPGH, o (a) aluno (a) deverá requerer a realização do exame de qualificação no prazo máximo de 18 (dezoito) meses.

Procedimentos para a Qualificação:

1. O (a) orientador (a) faz o contato com os professores convidados para a banca, define data e horário compatíveis a todos e preenche o formulário de solicitação de banca, encaminhando ao PPGH com, no mínimo, 15 (dez) dias de antecedência.
  2. O (a) aluno (a) fica responsável por entregar cópia do trabalho aos membros da banca, com a antecedência mínima de 30 (trinta) dias.
  3. A reserva da sala de aula para a qualificação fica a cargo do (a) aluno (a) ou orientador (a).
  4. O PPGH fornecerá os documentos da qualificação, que serão entregues ao (à) orientador (a).

OBS: O candidato ao título de Mestre deverá apresentar à Banca de Exame de Qualificação:
a) comprovante de apresentação de 1 (um) trabalho em evento científico ou artigo publicado ou aceito em revista científica, reconhecido na área;
b) o projeto de mestrado inicial ou (modificado);
c) um capítulo da Dissertação;
d) “sumário comentado” do restante do trabalho, com ênfase principal no levantamento das fontes e planejamento estrutural da redação da dissertação.

Defesa da dissertação de Mestrado

O(a) aluno(a) deverá ir para a banca de defesa de mestrado em até 24 meses do início do seu curso no PPGH. Isso significa que a data da banca deverá estar dentro dos 24 meses.

Os candidatos devem ter concluído os créditos exigidos, apresentado o(s) exame(s) de proficiência requerido(s), ter feito estágio docência (caso bolsistas) e sido aprovados no exame de qualificação.

Procedimentos para a Defesa:

1. O (a) orientador (a) faz o contato com os professores convidados para a banca (no mínimo dois membros examinadores titulares, sem contar o próprio orientador, sendo ao menos um deles externo ao Programa.), define data e horário compatíveis a todos e preenche devidamente o formulário de solicitação de banca, encaminhando ao PPGH com, no mínimo, 45 (quinze) dias de antecedência.
  2. O (a) aluno (a)  fica responsável por entregar cópia do trabalho aos membros da banca.
  3. A reserva da sala de aula para a defesa fica a cargo do (a) aluno (a) ou orientador (a).
  4. O PPGH fornecerá os documentos da defesa, que serão entregues ao (à) orientador (a).
  5. Após a defesa, o (a) aluno (a) receberá declaração de defesa e ofício com orientação quanto à entrega da versão final e registro do diploma.