Concessão do Grau de Mestre

Conforme o Regimento do Programa de Pós-Graduação em História, será considerado aprovado no Curso de Mestrado, com consequente direito ao grau de Mestre em História, o (a) aluno (a) que satisfizer os seguintes requisitos:

1. Obtiver um número mínimo 24 (vinte e quatro) créditos, sendo 8 (oito) nas disciplinas obrigatórias do núcleo comum, 10 (dez) em disciplinas eletivas, validações de créditos ou atividades acadêmicas e 6 (seis) em trabalho de conclusão;
  2. Obtiver média global nas disciplinas não inferior a sete (7,0);
  3.  Apresentar e defender com êxito sua dissertação.

Fará jus ao título de Mestre ou de Doutor o estudante que satisfizer, nos prazos previstos, as exigências da Resolução Normativa nº 95/CUn/2017 e do regimento do PPGH.

Emissão do Diploma

Após a defesa da dissertação, realizadas as alterações necessárias (se houver) conforme o resultado da defesa da dissertação ou tese (aprovação sem alterações – 30 dias; aprovação com modificações de aperfeiçoamento – 60 dias; aprovação com modificações substanciais – 90 dias) e a autorização do (a) orientador(a) para a impressão de sua versão definitiva, o aluno deverá entregar, no prazo acima (30 dias ou 60 dias ou 90 dias), os seguintes documentos para efetivação do pedido de expedição do diploma de Mestre em História:

A) Para a secretaria do PPGH:

1. Um exemplar impresso da Dissertação ou Tese, conforme as normas estabelecidas pela Biblioteca Central da UFSC (ver modelo no site do PGHST/UFSC);
  2. Uma cópia da Dissertação ou Tese, gravado em CD, no formato PDF. No mesmo CD deverá estar gravado, também, arquivo contendo o resumo da Dissertação ou Tese com pelo menos 15 linhas e que estejam definidas 3 (três) palavras chaves (tudo em formato Word, tamanho 12), para elaboração do Relatório Data-CAPES. O CD deve estar etiquetado, contendo o nome completo do aluno, a data de defesa, o grau obtido e o título do trabalho defendido;

3. Declaração de que entregou um exemplar da Dissertação na Biblioteca Central da UFSC;
  4.  Declaração negativa de débitos da Biblioteca Central da UFSC;
  5.  Fotocópia da Certidão de Nascimento ou Casamento (autenticada, ou apresentar original na entrega);
  6.  Fotocópia da Carteira de Identidade (o nome que consta na Identidade deve ser exatamente o mesmo da Certidão de Nascimento) (autenticada, ou apresentar original na entrega);
  7.  Fotocópia do Diploma da Graduação ou do Mestrado (autenticada, ou apresentar original na entrega).

Observação: Caso o aluno queira, pode solicitar para a PROPG a impressão gratuita de sua dissertação/tese. Para tanto, deve entrar no site http://propg.ufsc.br/formularios/ e acessar a Ficha de Solicitação – BRASILPLOT. Mais informações diretamente com a PROPG.

B) Para a Biblioteca Universitária:

1. Entregar 01 (uma) cópia impressa do trabalho na íntegra em formato A5 (decisão da Câmara de Pós-Graduação em 14/12/2006);
  2. Gravar um CD/DVD-ROM contendo 01 (uma) cópia digital do trabalho na íntegra no formato A5 em PDF (Ofício nº 010/PRPG/2002), acompanhada de 01 (uma) cópia do resumo/palavras-chave e abstract/key words no formato DOC, DOCX ou OXT.
  3. Imprimir, preencher e assinar o Termo de autorização para publicação digital/online de dissertações e teses na BU/UFSC.