23/11/2015 08:11

Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em História

Mini-Curso: “Os arquivos notariais em Cuba: fontes para a história atlântica”

Ministrantes: Aisnara Perera Díaz e Maria de los Angeles Meriño Fuentes (Instituto de Investigaciones Culturales Juan Marinello, Cuba)

Dia 25/11 – Quarta-feira, 14h30 – 18h.

Local: Auditório Elke Hering da Biblioteca Universitária – UFSC

Panorama sobre escrivães e cartórios, tipologias e especificidades

Quem eram os notários, de que maneira criavam e administravam o arquivo notarial e onde eram localizados os cartórios em Havana, por exemplo. Os tipos de cartórios (oficios reales, de cabildo, de marina, de guerra, etc.) e a clientela que acessava cada um, assim como os tipos de escrituras que o pesquisador de hoje encontra nesses cartórios.

Dia 26/11 – Quinta-feira, 14h30 – 18h

Escrituras notariais vinculadas à história da escravidão e do comércio de escravos

Tipos de registros notariais para historiar a escravidão e o comércio de escravos, desde as conhecidas escrituras de compra e venda de escravos, até contratos de marinheiros para ir à costa da África, protestos para registrar incidentes de navegação e seguros marítimos. Explanação com uso de documentos.

Haverá emissão de certificado (de 7h) para os participantes com no mínimo 75% de frequência.

Inscrições pelo formulário: http://goo.gl/forms/aVUw9uDs3r